A fórmula lembra um pouco os treinos de F1 em que todos os carros vão para a pista e competem uns contra os outros durante um tempo pré-fixado. Os 10 piores deixam a disputa e repete-se uma nova bateria e assim por diante até que os melhores - e o melhor, o pole-position - sejam conhecidos.
O revés da minha abordagem é que o algoritmo não é determinístico... acredito que depende bastante do humor do "processador" no dia das audições... mas ainda assim não deixa de ser interessante.
A idéia é colocar todas as faixas do álbum em seu "player" de preferência, configurar no modo de repetição e, em uma fase de inicialização, ouvi-lo inteiro.
A partir da segunda iteração ao final de uma audição você pode apagar a faixa ouvida da lista. O algoritmo termina quando a última música for apagada. A ordem inversa de eliminação é a ordem de sua preferência.
Segue a receita e fica a dica: é fácil de seguir e dá bons resultados.
Algoritmo DEBULHAR_ALBUM
Recebe: Um álbum musical
Devolve: uma ordem de eliminação.
Para cada faixa do álbum
ouça a faixa "x"
se você ouviu "x" mais que uma vez
se você não aguenta mais (não quer mais) ouvir "x"
elimine "x" da lista
fim-se
fim-se
fim-para
retorne a lista de faixas eliminadas
No sábado eu apliquei este algoritmo ao excelente álbum de estréia de Ceumar, chamado Dindinha. Após ao menos umas 10 iterações e na maioria dela com mais da metade do álbum ainda sobrevivendo, cheguei ao seguinte Top 3: Boi de Haxixe, Galope Rasante e Dindinha.
No domingo o algoritmo foi utilizado no também excelente Entrada para Raros, do Teatro Mágico mas devido a outras tarefas o processamento foi abortado enquanto ainda restavam bem mais do que 3 canções. Ao menos eu pude detectar que a música Ana e o Mar destoa do restante das composições, sendo chatinha de doer, além de óbvia. Já Prato do Dia, A Pedra mais Alta, Zazulejo e De Ontem em Diante, com suas líricas misturas de poesia, recital e arranjos de cordas continuam encantadoras e permaneciam na disputa. Preciso terminar de executar isso...
Nenhum comentário:
Postar um comentário