sexta-feira, maio 19, 2006

Relacionamentos com artistas

É interessante notar como desenvolvemos (ao menos eu desenvolvo, mas estou certo de que não se trata de uma particularidade minha!) uma relação próxima com alguns artistas. É engraçado como aguardamos o novo trabalho de uma banda que gostamos ou quando vamos assistir ao novo filme de um cineasta com o qual estamos habituados ou com o qual nos afeiçoamos.

Essa relação entre o artista e seu público é diferente. Ela se dá através do trabalho, da arte produzida. E é através dela que percebemos os interesses, o humor, os sentimentos, enfim, o estado do artista durante a concepção da obra. É como se uma nova obra fosse um encontro para um bate-papo... mas somente um dos "amigos" fala e apenas um dos "amigos" se interessa pelo que o outro tem a dizer. Certo, isto é um extremo pois vários artistas se interessam sim pela resposta do público e grande parte do público não está nem aí para o que os artistas têm a dizer. Mas, em muitos casos, o que ocorre não é muito diferente do descrito aqui.

Hoje eu fui ver o novo filme do Woody Allen, Match Point, no qual o diretor nova-iorquino conta uma estória de relacionamentos amorosos e de negócios envolvendo os membros de uma família londrina abastada. O filme demostra a maestria de Allen ao construir diálogos e um enredo enxuto mas cheio de detalhes, uma trama que prende a atenção e com boas atuações do elenco bem escolhido. Eis um caso de uma "conversa" entre Allen e o seu público... no caso, eu mesmo. Foi interessante notar a quase ausência de seqüências com algum humor, o que revela um pouco dos interesses do cineasta, ao filmar um suspense psicológico.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu também gostei muito do filme. Que situação aquela. O personagem só não encontrou a forma correta de reparar o seu erro.
Mas, às vezes, quem não é assim. Claro, sem se levar ao extremo,porém, que nunca se sentiu acuado, sem saída, diante de um erro cometido?
Te amo!
Sua, Dri

Luiz Roberto Lins Almeida disse...

Eu costumo assistir aos filmes do Woody en casa. Sei lá, acho que dá mais clima. E definitivamente ele tem diálogos insuperáveis.

Anônimo disse...

Gostei muito do filme tb!!! uma bala!!!! mas nass primeiras cenas do filme eu achei q o kra q dah aula de tenis fosse, na verdade, uma loba!!! indo em opera com o aluno isso eh coisa de loba loba!!!! Libelula!!! essas coisas!!!

abraço
Ivan