Voltei de viagem. Viajei de avião. Tenho alguns breves comentários.
Assisti este vídeo do Seinfeld
http://www.youtube.com/watch?v=qY5AVBSjTAQ
Por volta do minuto 6:30h.
E quando os comissários de vôo deram as instruções de segurança e "apontaram" para as saídas de emergência foi difícil não dar risada. E também fui conferir a existência de espaço para barbeadores no banheiro, mas não encontrei no Fokker 100 (Lyon-Lisboa) e nem na outra aeronave que fez o trecho Lisboa-Brasília. Acho que os aviões americanos são mais completos. ;-)
É legal poder assistir filmes na viagem. Na ida, assisti "Viagem ao Centro da Terra" e "Hancock". E na volta, "Ghost Town". Optei sempre por filmes que não queria muito ver, pois apesar de "legal" para passar o tempo, a imagem não tem essa qualidade toda e a tela é muito pequena. Finalmente, legendas em português de Portugal não dá. É a mesma língua, mas é como se fossem línguas irmãs que brigaram na adolescência e nunca mais se falaram. Quanta diferença! Por vezes, me apoiei mais no áudio original do que nas legendas. Foi bom para aprender algumas gírias lusitanas. O próprio termo "giro", para "cool" ou "cute" que não é tão incomum, foi novidade para mim.
Finalmente, ainda me surpreende que batam palmas quando o avião pousa. Ocorreu no ano passado e também neste ano. É até natural a ansiedade em pousar após viagens longas, retornar ao solo. Mas é engraçado ver as pessoas aplaudindo entusiasmadas. É como se um pouso normal fosse o inesperado e merecesse uma ovação por ser bem-sucedido.